Notícias

voltar

Carnê leão YOUTUBERS - imposto de renda

Cuidado com as multas!

Olá Youtubers e produtores de conteúdo em geral, sejam bem vindos ao Escritório Francel Menezes Contabilidade!

Antes do assunto principal, eu gostaria de recomendar que nos sigam em nosso instagram @francelm_contabilidade  para que acompanhem as nossas publicações e novidades sobre assuntos tributários, empresariais e trabalhistas.

De acordo com a legislação do imposto de renda, está sujeita ao carnê leão (pagamento mensal obrigatório), a pessoa física residente no Brasil que receber, dentre outros:
 

  • Rendimentos de fontes do exterior, tais como, trabalho assalariado ou não assalariado, uso, exploração ou ocupação de bens móveis ou imóveis, transferidos ou não para o Brasil, lucros e dividendos. 


Sendo assim, os rendimentos recebidos do exterior pelos YOUTUBERS, pagos pelo google adsense, networks ou outro, bem como os rendimentos recebidos do exterior por YOUTUBERS por serviços de publicidade, divulgação, ou qualquer outro serviço, estão sujeitos ao carnê leão.

É muito comum recebermos emails e telefonemas de youtubers, que alegam desconhecer esta obrigatoriedade e na maioria dos casos, já estão há meses ou há anos recebendo rendimentos do google adsense, sem calcular mensalmente o imposto e pagar via darf, e sem entregar a Declaração de imposto de renda informando os rendimentos recebidos.

Surpreendem-se mais ainda ao saberem que podem ser fiscalizados e autuados a qualquer momento pela receita federal, que pode aplicar multas pesadíssimas caso identifique o não pagamento do imposto na forma do carnê-leão e a omissão destes rendimentos na Declaração de imposto de renda. Para ser mais preciso, a multa em caso de autuação é de 75% do valor do imposto que deixou de ser pago, e ainda há a cobrança de juros por atraso.

Portanto, o ideal é que busquem a regularização o mais cedo possível, e principalmente, antes que a receita federal intime e inicie a fiscalização. Assim, é possível regularizar arcando apenas com o valor do imposto acrescido de encargos por atraso.

Se você está nesta situação, o primeiro passo é buscar uma assessoria tributária especializada para regularizar o período passado em que o imposto não foi pago, e manter-se em dia daqui para frente.

Entrem em contato conosco. Podemos assessorá-los e orientá-los. Além disso, devido a nossa experiência em atendimento a youtubers, sabemos o caminho para reduzir o impacto tributário sobre os rendimentos do seu canal.

Bom, acho que com este breve resumo, foi possível alertá-los para esta obrigação. Atentem-se para o carnê leão e para a declaração de imposto de renda.

Nós, do escritório Francel Menezes Contabilidade, prestamos serviços de contabilidade, assessoria tributária, declaração de imposto de renda pessoa física, abertura de empresas (LTDA, EIRELI, EI, MEI, microempresa), e registro de marcas para youtubers, blogueiros, influencers (influenciadores digitais), streamers, gamers, cursos on line, produtores de conteúdos em geral, profissionais de marketing e publicidade, desenvolvedores de sites, aplicativos (apps), softwares, e diversos outros prestadores de serviços como profissionais da saúde, engenheiros, arquitetos e etc.

Podemos regularizar a sua situação fiscal perante a Receita Federal do Brasil caso você tenha deixado de pagar o seu imposto nos meses anteriores e orientá-lo a exercer a sua atividade e profissão pagando menos tributos e sem correr riscos tributários.

Caso reste alguma dúvida, basta nos enviar um email ou entrar em contato através do whatsapp (21) 97254-3286, ou clicando no botão flutante desta página. 

Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos youtubers, influencers digitais, blogueiros, streamers, instagramers, facebookers, twitchers e outros, que destaco abaixo. Nós escrevemos pensando em vocês.

_____________________________________________________________________________________________________

Ganhos de Youtubers com Google Adsense - Imposto e tributação

Por que os ganhos dos YOUTUBERS com adsense NÃO devem ser omitidos perante a Receita Federal?

Vantagens na abertura de uma empresa - Microempresa, MEI, EPP

Youtuber - Registre seu canal no youtube como MARCA

Fim da monetização dos canais infantis no youtube

Youtuber pode ser MEI (microempreendedor individual)?

Contabilidade especializada para YOUTUBER - monetização e ganhos adsense

Influenciadores digitais (influencers) - Imposto de renda e carnê leão

Publicidade infantil - Youtubers e Influenciadores digitais

Regulamentação da profissão de Youtuber - Projeto de Lei nº 10938/2018

Carnê-leão atrasado youtubers - (imposto de renda monetização adsense)

Monetização de streamers - Imposto de renda e carnê leão

Isenção de imposto de renda Youtuber - monetização adsense

Ganhos de Youtuber e Blogueiro - Principais dúvidas sobre imposto de renda e contabilidade

Como declarar ganhos do adsense de youtubers? CUIDADO!

Contabilidade para desenvoledores de sites, aplicativos e sistemas (softwares)

Monetização youtuber e imposto de renda - Políticas do Programa google adsense

Monetização adsense e imposto de renda - Políticas do Programa de parceria do youtube

Monetização adsense e imposto de renda - Evitem problemas com as Políticas do youtube e com a Receita Federal

Contabilidade para afiliados (hotmart, monetizze, eduzz e etc)

_____________________________________________________________________________________________________

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los.

Escritório Francel Menezes Contabilidade

E-mail: ffmcontabil@gmail.com

Instagram: @francelm_contabilidade 

Canal no youtube

Site: http://www.menezescontabilidade.com.br
 
Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/