Blog

Como ganhar dinheiro como influencer digital?

Você está pesquisando sobre o tema: Como ganhar dinheiro como influencer digital? Então chegou no lugar certo.

Olá influencer digital, ou futuro influencer, tudo certo?

Seja bem vindo ao escritório Francel Menezes contabilidade.

Este conteúdo possui o objetivo de apresentar as formas de obtenção de rendimentos pelos influencers digitais (influenciadores digitais).

Atualmente, há dezenas de formas de ganhar dinheiro pela internet não é mesmo? Seja pelo instagram, facebook, youtube, twitch, twiter, dentre outras.

Sendo assim, aproveitem.

O que é um digital influencer?

Juntamente com a expansão das redes sociais e meios de comunicação no ambiente online, surgiram pessoas que, através de sua constância, fama, qualidade de conteúdo, relevância do conteúdo que abordam, dentre outras possibilidades, começaram a conquistar milhares de pessoas e se tornaram famosas.

São pessoas que transcenderam os veículos tradicionais e se tornaram referência no nicho na qual estão situadas. Nicho, é uma palavra muito importante quando estamos falando dos influenciadores digitais, afinal, a maioria deles são famosos graças a um nicho específico de seguidores.

Você pode ser um digital influencer em qualquer rede social que você quiser, como por exemplo: Facebook, Instagram, Twitter, twitch e Youtube. No entanto, a integração delas pode te levar a patamares maiores e aumentar sua relevância para as marcas.

Defina o seu nicho

Essa é uma parte importantíssima para as marcas quando deseja-se atuar como digital influencer, afinal, é a partir dessa informação que a marca saberá se vale a pena investir em você ou não.

Quando começar, você pode direcionar o seu conteúdo para o nicho que você pretende atingir e com o tempo, terá uma noção se é esse público que você está atingindo e como você pode ser interessante para as marcas.

Lembrando que a espontaneidade é uma parte muito importante na construção de sua personalidade como digital influencer. Assim, sempre seja você e construa sua comunidade de maneira saudável e orgânica.

Como monetizar meus números?

Contabilidade para Influencer Digital

Ok! Você integrou suas mídias sociais, construiu sua persona e montou sua comunidade. Agora é hora de você lucrar, certo? Confira agora os principais meios de monetização que o digital influencer usa hoje em dia:

  • Posts patrocinados ( famosos #publiposts)

Esta é, com certeza, a forma mais tradicional que existe para arrecadar dinheiro sendo digital influencer. Normalmente, é o anunciante que entra em contato com você, lhe oferecendo seu produto, serviço, ou um cache, em troca de um post em que você fala bem da marca dele.

Muitas vezes, o anunciante lhe manda um “roteiro” de como vai ser esse post, desde orientações de como ele espera que seja a imagem do post, e até como será a sua legenda. Porém, o aconselhado é que você participe da construção desse post o máximo que conseguir, para que não soe “forçado” para seus seguidores.

  • Participação em eventos para promoção e divulgação

Quando você toma uma proporção maior, começará a ser convidado a participar de eventos, inicialmente como permuta, mas à medida que sua relevância  vai crescendo, você poderá começar a cobrar sua presença nestes eventos.

  • Palestras

Dependendo do nicho no qual você está localizado e se você for referência no mesmo, com o tempo também poderá dar palestras sobre o assunto que domina. Como você será relevante nas redes sociais, a chance de atrair muitas pessoas para sua palestra pessoal ou de terceiros é praticamente certa.

  • Youtube

Esta é, sem dúvida, uma das maiores fontes de renda da maioria dos influencers. Com uma estratégia bem definida, é possível migrar o seu público, seus fans e seguidores para o seu canal no youtube, gerando uma grande quantidade de visualizações (views) em seus vídeos, gerando assim, renda e monetização com o programa do google adsense.

Para quem não conhece, ao se filiar e monetizar os vídeos publicados no youtube em seu canal, o youtuber influencer passa a receber rendimentos calculados com base na quantidade de views nos anúncios, cliques e etc.

Gostou das dicas sobre o tema: Como ganhar dinheiro como influencer digital?

Contabilidade, imposto e tributação para influencers digitais (influenciadores digitais)

Se por acaso você atua como influencer digital, seja por meio do facebook, instagram, youtube, twitch ou qualquer outra rede social, e está obtendo renda e empreendendo pela internet, ótimo! Parabéns!

É importante que saiba e conheça também as suas obrigações fiscais e tributárias, e que se mantenha em dia com o pagamento de imposto para evitar problemas com a Receita Federal do Brasil, que pode aplicar multas pesadíssimas (de 75%) caso ela identifique a omissão de rendimentos e o NÃO pagamento de imposto.

Em resumo, uma pessoa física residente no Brasil que receber rendimentos do exterior em um determinado mês (adsense por exemplo), deve calcular seu imposto de renda sobre estes rendimentos mensalmente, sendo o vencimento do imposto no mês seguinte ao do recebimento. Esta regra é conhecida como apuração do imposto pelo carnê leão e também se aplica aos rendimentos recebidos por um influencer pessoa física, pagos por outra pessoa física (exemplo: valores recebidos pelos influencers para divulgação, promoção e publicidade de marcas e produtos).

A declaração de ajuste, conhecida como Declaração de imposto de renda pessoa física, é feita anualmente, de primeiro de março até trinta de abril do ano seguinte ao ano calendário em que forem recebidos os rendimentos, caso a pessoa física se enquadre nos critérios de obrigatoriedade divulgados pela receita federal.

Nesta declaração, são consolidadas informações de rendimentos recebidos, imposto pago ao longo do ano calendário anterior mediante o carnê-leão, informações de despesas que podem reduzir o imposto, além de informações patrimoniais (bens, direitos e obrigações).   

O cálculo mensal do imposto (carnê-leão) é realizado mediante a aplicação de alíquotas que variam entre 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%, a depender do valor recebido, devendo o imposto, ser recolhido até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento do rendimento como dito acima, através de DARF (Documento de arrecadação da receita federal).

Tendo em vista estes altos percentuais, o ideal é que aqueles que atuam como pessoa física, além de buscar a regularização do seu imposto de renda, solicitem também uma avaliação sobre a viabilidade de abertura de uma empresa (pessoa jurídica) para continuar exercendo a sua atividade.

Além de outros benefícios, a carga tributária é muito menor. Basta entrar em contato conosco para que possamos orientá-lo e esclarecer suas dúvidas. Acesse este nosso conteúdo para conhecer alguns benefícios.

Temos bastantes artigos úteis sobre o assunto para instruí-los, e logicamente, a qualquer momento vocês podem entrar em contato conosco via email, whatsapp ou telefone.

Nós, do escritório Francel Menezes Contabilidade, prestamos serviços de contabilidade, assessoria tributária, declaração de imposto de renda pessoa física, abertura de empresas (LTDA, EIRELI, EI, MEI, microempresa), e registro de marcas para youtubers, blogueiros, influencers (influenciadores digitais), afiliados, streamers, gamers, cursos on line, produtores de conteúdos em geral, profissionais de marketing e publicidade, desenvolvedores de sites, aplicativos (apps), softwares, e diversos outros prestadores de serviços como profissionais da saúde, engenheiros, arquitetos e etc.

Podemos regularizar a sua situação fiscal perante a Receita Federal do Brasil caso você tenha deixado de pagar o seu imposto nos meses anteriores e orientá-lo a exercer a sua atividade e profissão pagando menos tributos e sem correr riscos tributários daqui para frente.

Caso reste alguma dúvida, basta nos enviar um email ou entrar em contato através do whatsapp (21) 97254-3286, ou clicando no botão flutante desta página. 

Temos certeza que seu objetivo é crescer cada vez mais. Cresça de forma organizada. Não cresça acumulando riscos.

Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos youtubers, influencers digitais, blogueiros, streamers, instagramers, facebookers, twitchers e outros, que destaco abaixo. Nós escrevemos pensando em vocês.

Conseguiu entender mais sobre o tema: Como ganhar dinheiro como influencer digital?

_____________________________________________________________________________________________________

Por que os ganhos dos YOUTUBERS com adsense NÃO devem ser omitidos perante a Receita Federal?

Vantagens na abertura de uma empresa – Microempresa, MEI, EPP

Youtuber – Registre seu canal no youtube como MARCA

Fim da monetização dos canais infantis no youtube

Youtuber pode ser MEI (microempreendedor individual)?

Contabilidade especializada para YOUTUBER – monetização e ganhos adsense

Influenciadores digitais (influencers) – Imposto de renda e carnê leão

Publicidade infantil – Youtubers e Influenciadores digitais

Regulamentação da profissão de Youtuber – Projeto de Lei nº 10938/2018

Carnê-leão atrasado youtubers – (imposto de renda monetização adsense)

Monetização de streamers – Imposto de renda e carnê leão

Isenção de imposto de renda Youtuber – monetização adsense

Ganhos de Youtuber e Blogueiro – Principais dúvidas sobre imposto de renda e contabilidade

Como declarar ganhos do adsense de youtubers? CUIDADO!

Contabilidade para desenvoledores de sites, aplicativos e sistemas (softwares)

Monetização youtuber e imposto de renda – Políticas do Programa google adsense

Monetização adsense e imposto de renda – Políticas do Programa de parceria do youtube

Monetização adsense e imposto de renda – Evitem problemas com as Políticas do youtube e com a Receita Federal

Contabilidade para afiliados (hotmart, monetizze, eduzz e etc)

_____________________________________________________________________________________________________

Você gostou do nosso artigo sobre o tema: Como ganhar dinheiro como influencer digital?

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los.

Escritório Francel Menezes Contabilidade

Solicite nosso whatsapp por email. Atendemos a todo o Brasil.
 
E-mail: [email protected]

Instagram: @francelm_contabilidade 

Canal no youtube

Site: http://www.menezescontabilidade.com.br
 
Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/

Telefone (21) 2671-9155

Compartilhar Postagem

Imagem do Autor Escritório Francel Menezes Contabilidade
Acessar Escrito por

Escritório Francel Menezes Contabilidade

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los. Escritório Francel Menezes Contabilidade Solicite nosso whatsapp por email. Atendemos a todo o Brasil. Telefone (21) 2671-9155