Notícias

voltar

Deixou de pagar o carnê-leão durante o ano? Saiba o que fazer.

Evite riscos tributários

Olá, sejam bem vindos ao Escritório Francel Menezes Contabilidade!

Para aqueles que ainda não conhecem o nosso trabalho, fiquem a vontade para navegar em nosso site e ler os demais artigos relacionados ao imposto de renda. Não deixem de nos seguir também em nosso perfil no instagram @francelm_contabilidade  para que acompanhem as nossas publicações e novidades sobre assuntos tributários, empresariais e trabalhistas.

Vamos ao que interessa!

De acordo com a legislação do imposto de renda, está sujeita ao carnê leão (cálculo e pagamento mensal obrigatório), a pessoa física residente no Brasil que receber, dentre outros:

  • Rendimentos de fontes do exterior, tais como, trabalho assalariado ou não assalariado, uso, exploração ou ocupação de bens móveis ou imóveis, transferidos ou não para o Brasil, lucros e dividendos;
  • Rendimentos recebidos de outra pessoa física;
  • Rendimentos de aluguel recebidos de outra pessoa física;
  • Rendimentos de pensão recebidos; e etc

Sendo assim, os rendimentos recebidos por um profissional autônomo (médico, dentista, psicólogo, engenheiro, arquiteto, desenhista, projetista, terapeuta, editores de vídeo ou outro) de outra pessoa física, estão sujeitos ao carnê-leão.

Da mesma forma, os rendimentos recebidos do exterior (google adsense) pelos YOUTUBERS e produtores de conteúdos em geral que são monetizados pela plataforma de vídeos YOUTUBE, também estão sujeitos ao carnê leão.

É muito comum recebermos emails e telefonemas de profissionaos autônomos em geral e youtubers, que alegam desconhecer esta obrigatoriedade e na maioria dos casos, já estão há meses ou há anos recebendo rendimentos, sem calcular mensalmente o imposto e pagar via darf, e sem entregar a Declaração de imposto de renda informando os rendimentos recebidos.

Surpreendem-se mais ainda ao saberem que podem ser fiscalizados e autuados a qualquer momento pela receita federal, que pode aplicar multas pesadíssimas caso identifique o não pagamento do imposto na forma do carnê-leão e a omissão destes rendimentos na Declaração de imposto de renda. Para ser mais preciso, a multa em caso de autuação é de 75% do valor do imposto que deixou de ser pago, podendo chegar a 150%, e ainda há a cobrança de juros por atraso.

Portanto, o ideal é que busquem a regularização o mais cedo possível, e principalmente, antes que a receita federal intime e inicie a fiscalização. Assim, é possível regularizar arcando apenas com o valor do imposto acrescido de encargos por atraso, sem arcar com a multa por autuação fiscal, de 75%.

Se você está nesta situação, o primeiro passo é buscar uma assessoria tributária especializada para regularizar o período passado em que o imposto não foi pago, e manter-se em dia daqui para frente.

Entrem em contato conosco. Podemos assessorá-los e orientá-los. Além disso, sabemos o caminho para reduzir o impacto tributário sobre os rendimentos do seu canal.

Bom, acho que com este breve resumo, foi possível alertá-los para esta obrigação. Atentem-se para o carnê leão e para a declaração de imposto de renda.

Nós, do escritório Francel Menezes Contabilidade, prestamos serviços de contabilidade, assessoria tributária, declaração de imposto de renda pessoa física, abertura de empresas (LTDA, EIRELI, EI, MEI, microempresa), e registro de marcas para youtubers, blogueiros, influencers (influenciadores digitais), streamers, gamers, cursos on line, produtores de conteúdos em geral, profissionais de marketing e publicidade, desenvolvedores de sites, aplicativos (apps), softwares, e diversos outros prestadores de serviços como profissionais da saúde, engenheiros, arquitetos e etc.

Podemos regularizar a sua situação fiscal perante a Receita Federal do Brasil caso você tenha deixado de pagar o seu imposto nos meses anteriores e orientá-lo a exercer a sua atividade e profissão pagando menos tributos e sem correr riscos tributários.

Caso reste alguma dúvida, basta nos enviar um email ou entrar em contato através do whatsapp (21) 97254-3286, ou clicando no botão flutante desta página. 

Conte conosco. Estamos à disposição para ajudá-los.

Escritório Francel Menezes Contabilidade

Solicite nosso whatsapp por email. Atendemos a todo o Brasil.
 
E-mail: ffmcontabil@gmail.com

Instagram: @francelm_contabilidade 

Canal no youtube

Site: http://www.menezescontabilidade.com.br
 
Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/

Telefone (21) 2671-9155