Nossas Publicações

voltar

YOUTUBER, BLOGUEIROS e Empreendedores Digitais

Ganhos de Youtubers com Google Adsense - Imposto de Renda Pessoa Física

Como calcular e pagar? Como fazer a declaração?

Considerando a ausência de informações disponíveis na internet relacionadas à tributação pelo imposto de renda, dos ganhos de youtubers afiliados ao Google Adsense, com a publicação dos vídeos no youtube, resolvemos fazer esta breve publicação com objetivo de esclarecer algumas questões sobre o imposto de renda incidente sobre estes ganhos.    
 
Sujeita-se ao recolhimento/pagamento mensal obrigatório (carnê-leão), a pessoa física residente no Brasil que receber rendimentos ou quaisquer outros valores recebidos de fontes do exterior, tais como, trabalho assalariado ou não assalariado e etc.    
 
Ou seja, o youtuber residente no Brasil, que receber rendimentos do google (fonte do exterior) em um determinado mês, deve calcular seu imposto de renda sobre estes rendimentos, sendo o vencimento do imposto no mês seguinte ao do recebimento.     Esta regra também se aplica aos rendimentos recebidos pelos youtubers de outras fontes do exterior, para divulgação de produtos, aplicativos e marcas no youtube, redes sociais ou outros meios.  
 
Obs: Não há que se falar em declaração mensal do imposto de renda, mas sim, em apuração/cálculo mensal obrigatório e recolhimento do imposto caso seja apurado imposto a pagar. A declaração de ajuste é feita anualmente, de primeiro de março até trinta de abril do ano seguinte ao ano calendário em que forem recebidos os rendimentos do exterior, caso a pessoa física se enquadre nos critérios de obrigatoriedade divulgados pela receita federal.  
 
Os rendimentos em reais que servirão de base de cálculo do imposto de renda, não serão aqueles convertidos em reais pelo banco e creditados em sua conta bancária, mas sim, os rendimentos convertidos em reais com base em uma cotação do dólar de data específica do mês anterior, determinada pela legislação tributária.  
 
O imposto relativo ao carnê-leão é calculado mediante a aplicação da tabela progressiva mensal de imposto de renda, vigente no mês do recebimento do rendimento, sobre o total recebido no mês, observado o valor do rendimento bruto relativo a cada espécie, devendo ser recolhido até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento do rendimento, através de DARF (Documento de arrecadação da receita federal).    
 
Por fim, no ano seguinte ao ano do recebimento dos rendimentos, a pessoa física deverá verificar se está enquadrada nos critérios de obrigatoriedade de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (declaração de ajuste). Caso esteja, deverá transmitir a declaração informando os rendimentos recebidos do google adsense, bem como os valores pagos do imposto.    
 
DEDUÇÕES (Despesas que reduzem a base de cálculo do imposto)  
 
Cabe destacar que a legislação tributária determina as deduções que podem ser feitas para diminuir a base de cálculo do imposto de renda, o que inclusive, se aplica aos casos dos youtubers que recebem rendimentos do exterior (google).  
 
Em experiência recente, ao estudarmos e avaliarmos o caso de um cliente Youtuber que buscou os serviços do nosso Escritório, foi possível reduzir de forma relevante o imposto a pagar com as deduções permitidas por lei.    
 
RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PAGO AO LONGO DO ANO  
 
Conforme apresentado acima, durante o ano calendário, deve-se calcular mensalmente o imposto de renda sobre os rendimentos recebidos do google, pelos youtubers, sendo o vencimento do imposto no mês seguinte ao do recebimento.
 
No ano seguinte ao ano calendário do recebimento dos rendimentos, deve-se avaliar se o youtuber se enquadra nas regras de obrigatoriedade para entregar (transmitir à Receita Federal) a Declaração de Imposto de Renda ou não.  
 
Em grande parte dos casos, percebemos que ao elaborar a Declaração de Imposto de Renda em nosso Escritório, tem-se imposto de renda a restituir para o youtuber, que nada mais é, do que a devolução pela Receita Federal, de parte ou do total de imposto pago pelo youtuber no ano anterior.
 
Existem muitos youtubers, que por não se enquadrarem nas regras de obrigatoriedade para entregar a Declaração de IR, deixam de transmitir a declaração em função de desconhecer a possibilidade de obter a restituição do imposto de renda pago no ano anterior.
 
Portanto, não deixem de solicitar uma avaliação do seu caso à nossa equipe.
 
POR QUE DEVE-SE CONTRATAR UM CONTADOR ESPECIALIZADO?
 
Receba orientações de um contador que já teve experiência com diversos outros YOUTUBERS e empreendedores digitais.
 
Receba orientações corretas e atualizadas de quem conhece a legislação tributária em geral e o regulamento do imposto de renda.
 
Pague o imposto e tributos em geral, calculados de forma correta, no prazo correto e com código correto. Já tivemos experiência com YOUTUBERS que fizeram o cálculo do imposto e pagaram por conta própria, e por fim, identificamos que o cálculo foi feito de forma equivocada e também com o código errado.
    
Evite riscos tributários e multas de 75% sobre o valor principal do imposto, em caso de autuação pela receita federal.
 
Evite pagar imposto em atraso, com acréscimos de juros moratórios e multa moratória.
 
Busque a avaliação de possíveis reduções na base de cálculo do imposto para reduzir seu imposto de renda.
 
Obtenha a restituição do imposto de renda, a depender do caso.
 
Receba orientações sobre a melhor forma de ser tributado, de um contador especializado em Gestão Tributária e com experiência com YOUTUBERS.
 
Temos certeza que seu objetivo é crescer cada vez mais. Cresça de forma organizada. Não cresça acumulando riscos.
 
Esta publicação será atualizada periodicamente para trazer maiores informações.
 
Conheça nossa publicação sobre "Ganhos dos YOUTUBERS com adsense NÃO devem ser omitidos perante a Receita Federal - Como a receita federal recebe informações sobre seus rendimentos: https://menezescontabilidade.com.br/boletim?op=ver&id=9
 
Escritório Francel Menezes Contabilidade
 
Solicite nosso whatsapp por email. Atendemos a todo o Brasil.
 
E-mail: ffmcontabil@gmail.com
 
Site: http://www.menezescontabilidade.com.br
 
Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/
 
Aplicativo: Francel Menezes Contabilidade
 
Blog: https://menezescontabilidade.wordpress.com/
 
Instagram: @francelm_contabilidade
 
Tel: (21) 2671-9155