Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Demissão pode ser o primeiro passo para mudar de carreira

Demissão pode ser o primeiro passo para mudar de carreira

A primeira reação de quem foi demitido é de que todos os anos de dedicação e esforço foram ignorados e de nada valeu o preparo através de cursos e aprimoramentos.

Autor: Bianca CaselatoFonte: A Autora

A primeira reação de quem foi demitido é de que todos os anos de dedicação e esforço foram ignorados e de nada valeu o preparo através de cursos e aprimoramentos.

E não é para menos: A situação econômica do Brasil somada com a incerteza política que vivemos recentemente afetou gravemente diversos setores e gerou uma série de desligamentos nos mais diferentes setores.

Estes ajustes dentro das companhias acabam respingando em profissionais que já vinham apresentam um quadro de insatisfação dentro de suas carreiras e em seguida o inevitável desligamento: Quando acontece: chegou o momento ideal para se buscar novas fronteiras e buscar a realização - até mesmo com uma nova carreira!

A Master Coach Bianca Caselato diagnosticou que a falta realização profissional é o estopim para o final de uma carreira e começo de outra:

"Cerca de 80% dos brasileiros que são infelizes profissionalmente buscam o coach para melhorar na carreira. Percebo uma relação muito forte entre demissão e a insatisfação pessoal."

Caselato explica que o caminho correto nesta situação é realizar um trabalho de recolocação profissional em que há o auxílio no processo de entrevistas e preparação de um currículo. Fazer um coach de maneira em que seja possível elevar a auto estima da pessoa que foi demitida, destacar conhecimentos ou talentos deixados de lado e assim, o profissional se recoloque com maior velocidade ou dê uma guinada na carreira.

“Quando o profissional passa pelo processo, percebe-se uma nova oportunidade para que evolua, mude e encontre realmente aquilo que a faz feliz. É muito difícil encontrar alguém que ama demais o que faz e ou que seja extremamente competente e não consiga se recolocar automaticamente. O que acontece é que o demitido já entrou em uma zona de conforto onde trabalhava. A empresa precisou fazer uma seleção para demitir um certo número de profissionais por diversas questões e acaba identificando este profissional insatisfeito ou mesmo não preparado. "

Lado bom da demissão: A nova oportunidade
A especialista é direta na análise ao apontar que um profissional demitido só enxerga o lado ruim naquele momento, podendo desta maneira perder grandes chances. Esta é uma oportunidade de ouro para se buscar o que ama:

“A busca interior é possível através do coach. Muitos profissionais encontram uma oportunidade de uma verdadeira virada. A falta de coragem que ele tinha lá dentro a própria demissão deu fim, iniciando assim o que seria ponta-pé inicial para a mudança."

Foto: istockphoto

Sobre Bianca Caselato

Bianca Caselato é Master Coach formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná- FESP. É especialista em SELF coaching, Executive Coaching e Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com certificação internacional, pela ECA - European Coaching Association, GCC- Global Coaching Community, BCI- Behavioral Coaching Institute e IAC – International Association of Coaching.

Após uma bem sucedida carreira dentro de instituições bancárias, Bianca Caselato começou a atuar há dois anos em seu escritório Bianca Caselato Coaching com palestras motivacionais, coaching individual e empresarial com acompanhamento e diagnóstico de empresas de todos os portes.