Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Mercado animado derruba dólar

Mercado animado derruba dólar

Moeda brasileira se fortalece com bons ventos de Brasília que apontam uma melhora na governabilidade do presidente da República

Autor: João MantoanFonte: O Autor

dólar à vista abriu esta segunda-feira, 11, em queda perante o real. Por volta das 11h50, a moeda norte-americana tinha baixa de 0,32%, a R$ 3,084 na venda. O motivo, segundo analistas, é que de Brasília chegam boas notícias. E até o cenário internacional colaborou.

“O fortalecimento da moeda brasileira é, com certeza, uma reação ante uma melhora na governabilidade de Michel Temer. O fato é que os investidores estão animados com o cenário político e econômico do país”, afirma o professor de Economia da IBE-FGV, João Mantoan, diretor do Economies Consultoria Empresarial.

O tom positivo do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para a reforma da Previdência foi um dos aspectos que contribuiu. Segundo ele, o governo decidiu “retomar com ênfase a reforma da Previdência”, que deve ser aprovada em outubro.

A produção industrial de julho superou as estimativas do mercado. A economia cresceu 0,2% no segundo trimestre, na comparação com o trimestre passado e 0,3% em relação ao mesmo período do ano passado, interrompendo uma sequência de 12 quedas, de acordo com o IBGE.

Além disso, o corte de um ponto percentual da Selic para 8,25% ao ano, o menor nível em mais de quatro anos, também comprova que a economia pode, finalmente, estar entrando nos trilhos.

Mas, nada foi tão enfático para o mercado quanto as afirmações do ex-ministro Antonio Palocci sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Com o possível prejuízo à imagem de Lula, os investidores analisam como menores as chances dele disputar a presidência em 2018, o que seria ruim para os negócios no país”, esclarece Mantoan.

No exterior, o enfraquecimento do furacão Irma nos EUA e a não realização de novos testes nucleares pela Coreia do Norte no fim de semana aumentaram a disposição do investidor estrangeiro para ativos de risco.

Afinal, dólar em baixa é bom para o mercado brasileiro?

De acordo com o professor de Economia, quando a moeda norte-americana enfraquece, há duas situações a serem observadas.

Ele afirma que alivia o mercado no aspecto da recessão, pois acaba segurando a inflação ao reduzir alguns custos do mercado. “O dólar mais baixo diminui o preço de produtos feitos no Brasil com matéria prima importada e empurra para baixo o valor da revenda de artigos importados no Brasil”, explica.

“Porém, o enfraquecimento do real impacta a balança comercial negativamente. As exportações geram menos divisas para o país e, automaticamente, fazem com que a balança comercial tenha uma tendência de queda”, finaliza João Mantoan.