Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Como ficam os meus investimentos, agora que os juros estão caindo?

Como ficam os meus investimentos, agora que os juros estão caindo?

Uma análise do cenário atual por Daliane Poças

Autor: Verônica PachecoFonte: Daliane Paula Poças Dias

Em meio a conjuntura econômica brasileira atual, os investidores têm se perguntado: como ficam os meus investimentos agora que os juros estão caindo? Para responder a essa pergunta, considerando a última ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada no dia 26 de agosto, da reunião que ocorreu nos dias 19 e 20 de março, pedimos ajuda a economista Daliane Poças.

"De acordo com o Copom, a nova meta da taxa SELIC é de 10,75%, representando um corte de 0,5 ponto percentual. O Comitê sinalizou uma nova redução para a próxima reunião, mas aponta pontos a serem observados, incluindo a volatilidade do exterior, debates sobre a flexibilização da política monetária em países desenvolvidos e o ritmo de queda da inflação. Internamente, embora o cenário de desinflação não tenha divergido do esperado, há uma cautela com o setor de serviços", diz a economista.

Alguns produtos de renda fixa, em particular, são diretamente impactados. Títulos pós-fixados, que acompanham o CDI e, por consequência, a SELIC. Isso inclui alguns Certificados de Depósito Bancário (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs). A poupança começa a ser impactada somente no momento em que a taxa Selic cai para abaixo de 8,5% ao ano (não há projeção para queda nestes níveis). Segundo o Boletim Focus, a projeção para a Selic é de encerrar 2024 em 9% e seguir 8,5% ao ano para os próximos anos.

No cenário internacional, os juros nos Estados Unidos atualmente estão na faixa de 5,25% a 5,50% desde julho de 2023. A pergunta é: Quando se iniciarão os cortes na taxa de juros Norte americana? As expectativas a respeito ainda são muito vagas, aparentemente o FED “não tem pressa para cortar os juros”. Isto pode fazer dos investimentos em renda fixa desse país, opções atrativas?É importante destacar que este texto descreve um cenário e seus possíveis impactos, da queda da Selic em alguns produtos de investimentos, e não deve ser tomado como recomendação de produtos de investimento.

Serviço: Daliane Paula Poças Dias
Economista
41 991463914
@dali_pocas
[email protected]