Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Emprego seletivo e empreendedorismo dificil

Emprego seletivo e empreendedorismo dificil

Procurar um emprego no mercado altamente seletivo, ou ser empreendedor numa economia com PIB pequeno, eis um dilema dessa geração.

Autor: Levy da Costa e Elenito Elia da Costa

INTRODUÇÃO

Vivemos num mundo atual com adversidades incomuns, e no Brasil com desafios e obstáculos que podem ceifar sonhos e recursos de educandos e profissionais, caso não tenhamos a acuidade e cautela em obter condições profissionais para acertar em nossas escolhas.

Muitos tem um emprego que supre suas necessidades básicas, mas não sobram gorduras, e sempre está ameaçado pela INOVAÇÃO, derivada da Inteligência Artificial.

A busca de fazer um curso superior, representa parte do futuro do educando e do profissional, e caso ele opte por abandonar esse curso, ele deve ter razões para tal feito, pois o tempo é irreversível.

Acredito que muito jovens, buscam inicialmente um estágio, em seguida o emprego formal, mas sabe que nesse hiato temporal, deve obter recursos para iniciar a sua própria atividade econômica de empreendedorismo, pois o emprego, diante desse cenário e com a adesão da IA, todos sem exceção, tem princípio, meio e fim.

Mas o empreendedorismo, tem desafios que muitos dos educandos e profissionais, não estão devidamente conscientes para essa atividade econômica, já que exige, uma pesquisa comercial, opção da atividade econômica, considerando os 4 P’s de Marketing, acompanhado de uma PDCA, aplicado uma análise SWOT, com a identificação dos pontos fracos e fortes, e demais.

Lembro que qualquer que seja a atividade escolhida de seu empreendimento, você deve levar em consideração no mínimo 5(cinco) anos para lograr êxito, já que os primeiros anos o RISCO de ter prejuízo é puramente comum.

MERCADO SELETIVO

Em caso de optar pelo emprego formal, saiba que deverá ter comprometimento e buscar maior capacitação e qualificação, e isso implica em fazer curso especifico de sua função e atividade, inclusive aprender outros idiomas, e vivenciar as Inovações derivada da inteligência artificial.

Sempre trazer sugestões de melhorias, para a redução de custos e despesas do setor que está desenvolvendo suas atividades laborais, inclusive trazer inovações oriundas da nanotecnologia, robotização, automação e similares.

Devemos entender que o Gestor Empresarial, está buscando de todas as formas gerir os recursos disponíveis com foco na maximização dos resultados e minimização dos esforços, mesmo que para isso, tenha que demitir colaboradores.

Administração exige, racionalidade e lógica, sem nenhuma emoção que possa afetar os resultados planejados, pois colaborador é um recurso aplicado, e se houver sua substituição por um robô, isso deve ser plenamente entendível por todos, pois esse é um sistema atrelado a um processo que afetará todos os empregados, de qualquer atividade e de qualquer nível.

Diante desse fato, é fundamental que o colaborador tenha em mente um HIATO TEMPORAL, em seu devido planejamento pessoal, ou seja, você deve ter um tempo determinado naquela empresa, depois deverá pensar em montar o seu próprio negócio,

Se deseja empreender, se faz necessário diversos estudos e análise, para só assim tomar essa decisão, desde a pesquisa de mercado, até um Planejamento Estratégico, e saiba que precisa de no mínimo 5(cinco) anos para ter algum resultado positivo satisfatório.

Enquanto isso, deverá investir seriamente na aquisição de equipamentos, capacitação e treinamento dos colaboradores, qualidade do produto, aquisição de matérias com certificação de qualidade, qualidade no atendimento, obter o feedback de satisfação do cliente, controlar e analisar Custos e Despesas, cautela na obtenção de empréstimos, e financiamento, aplicar os recursos de Marketing, (Produto, Preço, Praça, Promoção), observar os custos fixos e variáveis, logística das vendas (à vista, à prazo, com PIX, no Cartão de Crédito, tempo e custo de entrega, e demais), vigilância e segurança, e demais.

Lembre-se, você deve ter um Capital Circulante, para atender as emergências e necessidades básicas para manter a atividade econômica, pois sempre deve aparecer fatos inusitados que exigem aplicação desse capital.

Saiba que qualquer que seja a sua opção (empregado ou empreendedor) terá surpresas e desafios inesperados, e que precisa de sua ação e atitude para a solução.

A difícil opção dessa geração de educandos e profissionais, comprova a real situação diante desse cenário futurístico de incerteza, que deve a afetar sua vida e seu futuro.

Sua capacitação e qualificação profissional é fundamental, para a solução dos problemas que hão de aparecer, portanto, você deve se preparar.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Qualquer que seja a sua opção (empregado, ou empreendedor), você deve fazer uso das inovações oriundas da tecnologia da informação, especificamente a inteligência artificial, pois ela poderá lhe ajudar a reduzir custos e despesas, e obter a eficiência desejada pela a atividade econômica que trilhou.

A paciência e sua racionalidade diante dos problemas, inclusive da concorrência deve ser encarada com profissionalismo, e saiba que o sucesso ou mesmo o resultados positivo, tem um custo.

No mercado econômica, nada é de graça, tudo tem um preço, e ser competitivo precisa fazer uso de sua inteligência biológica (emocional e a racional/ lógica) e ainda da Inteligência Artificial.

Lembro que o trato com pessoas (seres humanos), não é fácil, e você deve estar prepara para tal confronto.

Vejam bem, precisa de Know How, Expertise, e Networking que lhe conceda um Background satisfatório, para obter o sucesso do seu empreendimento.

Se tiver Capital, você deve pensar num ambiente altamente tecnológico e acolhedor, em que os clientes passem mais tempo, pois, se houver condições você deve implementar ainda mais.

CONCLUSÃO

Devemos entender que a cada ano as vagas de empregados, ficarão ainda mais diminutas e reduzidas, pois os empreendedores devem fazer uso das Inovações que reduzam custos e despesas, por motivos óbvios.

Só ficarão aqueles colaboradores que tiverem maior capacitação, qualificação na resolução de problemas que hão de aparecer ao longo de sua atividade, eis a questão.

Da mesmo forma devemos entender que qualquer atividade econômica, tais mentores precisam de maior capacitação e qualificação, para se manter no mercado seletivo.

Em resumo podemos entender que, qualquer que seja a sua opção, a busca de educação com qualidade, que possa lhe prover conhecimentos céleres, devem fazer a grande diferença.

Entenda que não há nada de graça, tudo tem um preço, quer seja, tempo ou recursos, esteja sempre preparado para surpresas.

Em caso de inobservância, aos escritos desse artigo, o RISCO, é um fato a ser considerável, portanto, procure se capacitar e se qualificar sem demora.