Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Um dos melhores ramos para recuperar impostos! Você sabe qual é?

Um dos melhores ramos para recuperar impostos! Você sabe qual é?

Existe a forma correta de controlar e a também de reduzir impostos para empresas desse ramo!

Ficou curioso para saber qual ramo seria esse? O ramo é o de cosméticos, em especial das empresas do Simples Nacional!

Muitos empresários do ramo de cosméticos querem fugir dos impostos de qualquer forma, e às vezes acabam usando métodos que prejudicam suas empresas, como a não emissão de nota, emitir meia nota, e até mesmo, criar diversas empresas para fugir dos impostos.

Mas existe a forma correta de controlar e a também de reduzir impostos para empresas desse ramo!

Para ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a tributação de Cosméticos no Simples Nacional, um tema que gera muitas dúvidas.

Quanto de imposto os cosméticos pagam?

De acordo com o blog é-Simples Auditoria, “Em primeiro lugar, é bom saber que os perfumes, cosméticos e maquiagens têm alguns impostos que precisam ser pagos quando são produzidos e vendidos.

A indústria de cosméticos, higiene e perfumaria no Brasil registrou uma queda de 10,9% de janeiro a julho do ano passado, segundo a ABIHPEC. Isso ocorreu, em parte, pela crise econômica, mas também pelo aumento da carga tributária no setor, com o IPI subindo até 15%, o que impactou outros impostos, como o ICMS, embora São Paulo não tenha aumentado sua alíquota.

Seja como for, os perfumes importados têm a maior carga tributária, com quase 80% de seu valor em impostos. Cosméticos nacionais também são altamente tributados, com 69,13% para perfumes, 55,27% para cosméticos e 51,41% para maquiagens.”

Como é a tributação pelo Simples Nacional?

De acordo com o blog é-Simples Auditoria, “A atividade de comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal está enquadrada no Anexo I do Simples (Inciso I do § 4º do artigo 18 da Lei Complementar nº 123/2006).

A alíquota do Simples é determinada com base na receita bruta dos últimos 12 meses.

Para a atividade de comércio a alíquota que se inicia em 4% pode variar chegando a 19%.

O Simples Nacional é um regime de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos simplificado que oferece tabelas de alíquotas reduzidas de imposto, que progridem de acordo com o faturamento do negócio.

Na tributação do Simples Nacional o imposto é pago em uma única guia, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).”

Qual o benefício tributário?

A Lei 10.147/00 criou o regime monofásico de PIS/COFINS para produtos de higiene pessoal, medicamentos e cosméticos.

No sistema monofásico da COFINS e do PIS/Pasep, a tributação fica concentrada em uma única fase da produção.

Visto que o Fisco ditou o importador e o industrial como os responsáveis pelo recolhimento principal.

Para mais detalhes, consulte o artigo completo “Cosméticos no Simples Nacional: quais as obrigações deste setor?” no blog é-Simples Auditoria

Recupere os impostos de seus clientes que são lojas de cosméticos!

Para isso, teste 7 dias grátis o sistema de gestão do Simples Nacional da é-Simples Auditoria!

Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-contadores-cnt e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!

Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus cliente do Simples Nacional!

Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controle o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.

Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.

Obrigado pela leitura!

Informações retiradas do Blog da é-Simples Auditoria. “Cosméticos no Simples Nacional: quais as obrigações deste setor?” Disponível em: https://blog.esimplesauditoria.com.br/tributacao-de-cosmeticos/. Por Leonel Monteiro em 11/10/2024