Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

12 dicas para se tornar um empreendedor genuinamente competente

12 dicas para se tornar um empreendedor genuinamente competente

Confira algumas características marcantes de um inaudito empreendedor

Na apaixonante Mitologia Grega, nos deparamos com o glorioso herói Teseu, que foi o único homem capaz de despedaçar e estraçalhar o temido monstro que assombrava Atenas com sua força descomunal e com seu poder esmagadoramente inigualável. Sim, o aguerrido Minotauro era um clássico devorador de gladiadores e não raramente soprava o vento da morte nas cabeças de todos aqueles que ousavam desafiá-lo, conquistando epicamente a notável fama de assassino bélico perfeito diante de todos os habitantes do seu território.

Diante dessas circunstâncias, todos os bravos soldados da época temiam a fúria gigantesca desse ser demoníaco e nunca aceitavam desafiá-lo, com exceção do nosso valente e legendário espadachim. Curiosamente, nosso esplendoroso paladino não procurou tal duelo para herdar popularidade ou renome, pelo contrário, ele resolveu encarar a fera por um motivo muito mais sublime, a saber: libertar seu povo da nefasta exploração que existia e que era praticada sem misericórdia pelos comandantes do império, que obrigavam tais criaturas a enviarem seus integrantes para serem covardemente sacrificados e posteriormente devorados por esse ser maligno, que tinha corpo de homem e cabeça de touro.

Destarte, com a ajuda da filha de Minos, Ariadne (que se apaixonara por ele), Teseu adentrou inteligentemente o labirinto do demônio, carregando em um de seus bolsos um decisivo novelo, que servira para assinalar estrategicamente o terreno e prepara-lo propositalmente para uma volta segura e sem riscos de embaraço. Assim, portando uma espada em uma de suas mãos, o estimado guerreiro partiu para a ferrenha batalha, dotado de furor nas pupilas e emanando fogo inextinguível pelas narinas, combatendo implacavelmente a criatura que outrora era invencível e que agora padecia perante a supremacia colossal do ateniense mais corajoso e poderoso do reino.

Depois da queda de Minotauro, a cidade enfim se libertou da ameaça e da exploração que haviam sido enraizadas como punição suprema pela fraqueza de um comboio de seres covardes e amedrontados que existiam apenas para envergonhar a Grécia.

E como não poderia deixar de ser, esse acontecimento heroico deu a Teseu o merecido status de soberano ídolo de seu povoado, tornando o mesmo, o grande protagonista da lendária trama por ter conseguido demonstrar epicamente a aura feroz e impetuosa de um incontestável combatente, que arriscou (sem pudor) a própria vida em prol de seus agraciados companheiros.

Após compartilhar essa fábula magnífica e estarrecedora, recheada de emoções e incontáveis surpresas, eu pergunto para as mentes brilhantes: o que essa narrativa regozijante pode nos ensinar sobre empreendedorismo e projetos inovadores? A resposta é: tudo! Porque pense comigo: o que é um empreendedor? Certamente, uma pessoa que precisa ter coragem suficiente para fazer aquilo que ninguém está disposto a fazer! Pois bem, e foi exatamente isso que o extraordinário Teseu fez, porquanto ele rompeu os padrões estabelecidos, foi criativo e gerou um cataclismo vigoroso que foi capaz de mudar para sempre a história dos cidadãos gregos.

Por isso, precisamos nos assemelhar a ele, para que possamos transformar o ambiente e dar esperança para as pessoas que sofrem com a omissão e conivência de alguns estultos que existem apenas para se alimentar da ignorância e tolice dos seres de pouca expressividade e notoriedade. Usando letras heterogêneas, o que quero dizer é o seguinte: a melhor maneira de crescer e se desenvolver nessa terra é amando autenticamente os nossos pares, de sorte que possa ser gerado um elo fidalgo entre as referidas mentes para que naturalmente surja um espírito de justiça, capaz de se levantar e pelejar imediatamente contra as desigualdades e perversidades existentes em nosso meio.

Seguindo o raciocínio dos parágrafos acima, motivado pelo espírito leonino de Teseu e conhecendo o profundo desejo de algumas pessoas em querer inovar, resolvi elaborar 12 atributos de um empreendedor puramente vencedor. Confira:

1 – Saiba conquistar as pessoas: o relacionamento é o principal pilar do empreendedor, pois são essas interações sociais que garantem a prosperidade da empresa. Certamente, sem uma conexão interpessoal forte é impossível lograr êxito nos empreendimentos propostos, porquanto vivemos na era do networking e a ênfase suprema consiste em encantar e seduzir os outros.

2 – Saiba bolar pensamentos únicos: é impossível ter sucesso sem criatividade e inovação, porque a melhor maneira de atrair indivíduos e ceifá-los, é dando a eles algo que ainda não existe. Logicamente, isso implica em uma postura não convencional, de sorte que possam ser gerados hábitos singulares e ações diferenciadas para que surjam ideias poderosamente eficazes que terão poder para fomentar um terremoto no ambiente e torná-lo raramente perfeito.

3 - Saiba criar uma casca rochosa: é fundamental ter resistência e resiliência para suportar as pressões externas (cobranças alheias) e internas (cobranças pessoais), de forma a resguardar-se robustamente das espetadas da vida. Desgraçadamente, muitas pessoas permitem que seus sonhos sejam destruídos por objetos minúsculos, fazendo com que suas carreiras sejam arruinadas pateticamente por um amontoado de ações que por inúmeras vezes não passam de meras ilusões geradas por seres descerebrados (um professor limitado e desatualizado, um charlatão com pompa de líder, um ambiente social defeituoso, etc...).

4 – Saiba absorver as informações e transmiti-las com eficiência: busque se especializar constantemente (cursos, treinamentos, workshops, seminários, jornais, artigos e revistas) e posteriormente repassar para as outras pessoas esse entendimento adquirido, tendo sempre um profundo desejo de capacitá-las e ensiná-las fidedignamente (com coração sincero). Inevitavelmente, essa atitude trará benefícios portentosos por gerar uma dualidade simultânea entre doutrinação e assimilação, tornando líder e liderado parceiros absolutos na busca por bagagem intelectual e por amplitude ímpar de conhecimentos.

5 – Saiba amar os “Nãos” da trajetória: a alma do empreendedor herdará inúmeras cicatrizes e feridas por conta de militar contra mentes apequenadas que existem a sua volta. Assim, é natural que as ideias geniais sejam ridicularizadas, sabotadas e completamente descredibilizadas, pois a maioria das pessoas vive na mediocridade e nos tabuleiros genuinamente alienadores.

Com isso, é fundamental ter um espírito persistente, objetivando fazer dessas barreiras não uma oportunidade para o desânimo, mas uma excepcional chance de seguir em frente, procurando se encher de esperança e júbilo na busca pela excelência profissional.

6 – Saiba fazer os objetos mudarem de lugar: verdadeiros líderes não esperam as coisas acontecerem, eles agem para que elas aconteçam, ou seja, eles possuem iniciativa e total pró-atividade na busca por seus ideais. Infelizmente, muitas pessoas se esquecem que um dos pilares mais marcantes de um notável empreendedor é exatamente o suor e a determinação acima dos demais, que faz com que ele se sobressaia naturalmente por ser mais batalhador e aguerrido em suas pelejas empresariais.

7 – Não seja politicamente correto: essa coisa de viver para agradar o planeta inteiro é um horror, porquanto destrói a originalidade dos pensamentos e transforma as mentes de notável potencial em reles barbantes da ignorância. Ora, quem respeitaria uma pessoa hipócrita e covarde em todas as instâncias que norteiam as questões sociais?

Por conseguinte, seja intrépido, valente e aguerrido, fazendo com que seus empreendimentos sejam sempre dignos de reverência por parte daqueles que ostentam a ética e passiveis de numerosas congratulações por gesto dos que estampam a integridade moral.

8 – Não seja egoísta e centralizador: o exímio empreendedor é democrático e generoso. Ele pratica a caridade e ama estender a mão para o próximo. Além disso, aprecia ouvir e valorizar as opiniões alheias, transformando o ambiente em uma atmosfera livre e completamente recheada de posições contrárias.

Sem dúvidas, uma postura rígida e mal humorada é característica de seres medievais, que pensam que tudo se resolve na hostilidade e na individualidade.

9 – Não seja ansioso e pascácio: o poderoso empreendedor não permite que sua razão seja sobrepujada pela sua emoção, pelo contrário, ele é organizado e tem todo o planejamento sob controle, não dando espaço para inseguranças ou incertezas. É interessante registrar ainda, que ele não se vislumbra com os elogios que recebe e muito menos com as vitórias conquistadas, tendo em vista que conhece seu potencial e sabe que os troféus fazem parte de sua história, bem como os encômios recebidos.

10 – Não seja uma raposa enrustida: o nobre empreendedor é um homem de palavra e retidão. Ele honra todos os seus compromissos e jamais quebra uma promessa, fazendo com que seus clientes, fornecedores e colaboradores o tenham como um exemplo de fibra e caráter.

Lamentavelmente, alguns estultos preferem passar por cima de seus princípios para encontrarem caminhos mais curtos (atalhos), contudo eles desconhecem que a maior qualidade que um homem de negócios pode ter é a sua credibilidade no mercado, porque através dela é possível reverter qualquer cenário caótico e restaurá-lo paulatinamente ao seu estado original (solidez gerada pela constância de confiança demonstrada).

11 – Não seja um ente enjaulado: é interessante aprender sempre: tanto com aliados, quanto com adversários, visto que vivemos em uma época privilegiada de informações e aqueles que se fecharem para ela estarão fadados a sofrerem uma entropia mental, sendo mastigados pela própria tolice de cruzar os braços perante tamanhas circunstâncias positivas e perecendo vergonhosamente pela burrice piramidal de permanecer estático diante de oportunidades verdadeiramente significativas.

12 – Não seja uma pessoa de percepção apequenada: acredite no impossível e jamais hesite diante de uma intuição peculiarmente legítima, principalmente se a maioria colossal dos indivíduos olharem com extremo desdém e veemente sarcasmo, porque confio piamente nas palavras do escritor britânico Gilbert Chesterton: “Devo o meu sucesso a ouvir respeitosamente os melhores conselhos e depois fazer o contrário.”

O empreendedor deve ter na consciência que sua missão é extremamente complexa e desafiante, pois alimentar o mercado com soluções inteligentes é uma tarefa que exige dedicação, competência e muita disciplina. Sem dúvidas, para aqueles que amam os cenários inovadores, essa é uma forma de se deleitar com a maximização das ideias criativas e com a proliferação das atmosferas contraditórias, fazendo com que os problemas se transformem em terrenos rigidamente entusiasmantes.