Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Inflação do aluguel avança na segunda prévia de julho

Inflação do aluguel avança na segunda prévia de julho

Preços da soja, do milho e das aves foram os que mais pressionaram o indicador

A inflação do aluguel residencial, calculada pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), subiu 0,71% na segunda prévia de julho.  No mesmo período do mês anterior, a variação registrada foi de 0,59%.

No período, o índice, responsável pelo reajuste de cerca de 90% dos contratos de locação com prazo superior a um ano, teve como principais tendências de alta os preços das matérias-primas brutas, com alta de 1,58%.

Os preços da soja (de - 0,47% para 4,25%), das aves (de - 0,94% para 5,26%) e do milho (de -4,16% para 0,99%) foram os itens que mais contribuíram para a alta nos preços das matérias-primas. Por outro lado, ficaram mais baratos os preços dos bovinos (de - 0,2% para -0,98%) e do algodão (de 3,41% para - 1,79%).

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor), também utilizado para o cálculo do índice, registrou variação de 0,56%, com quatro das oito classes de despesa do índice registrando altas menores do que as apresentadas na apuração anterior.

A principal contribuição partiu do grupo Despesas Diversas (de 5,43% para 0,54%). Nesta classe de despesa, o destaque ficou por conta do jogo lotérico, cuja taxa passou de 48,23% para 1,58%.

Já o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) apresentou, na segunda prévia de julho, variação de 0,72%, contra 1,67% do mês anterior. No índice, os preços relativos a Materiais, Equipamentos e Serviços subiram 0,05% e o custo da Mão de Obra avançou 1,32%.

A variação apresentada pelo IGP-M ao longo dos últimos 12 meses é responsável também como referencia pela correção de valores de contratos de energia elétrica.