Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Novo Código de Trânsito prevê recompensas para bons condutores

Novo Código de Trânsito prevê recompensas para bons condutores

Registro nacional concederá benefícios fiscais e tributários

Entre as novas alterações determinadas para o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), está a criação de uma iniciativa para recompensar bons motoristas com benefícios fiscais e tributários.

Chamado Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), trata-se de um sistema de cadastramento que prevê que o governo federal, estados e municípios concedam, por exemplo, descontos em licenciamento e na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de outras tarifas, para aqueles que não cometerem nenhuma infração sujeita a pontuação em um período de 12 meses.

Apesar de o novo CTB ter entrado em vigor desde segunda-feira (12), a regulamentação do RNPC ainda está sendo elaborada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que deverá divulgar em breve uma resolução detalhando as regras do sistema e os benefícios previstos. O processo leva em conta as sugestões colhidas por meio de uma consulta pública através do portal Participa + Brasil, entre os dias 10 de fevereiro e 5 de abril.

Já se sabe, porém, que só serão cadastrados os condutores que autorizarem previamente seu registro no RNPC, e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ficará encarregado de atualizá-lo mensalmente. Além disso, o motorista poderá solicitar a desativação de seu cadastro quando desejar e não poderá usufruir dos benefícios caso tenha sua CNH cassada, suspensa ou vencida por mais de 30 dias.