Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Comissão aumenta limite de dedução do IR com educação

Comissão aumenta limite de dedução do IR com educação

As famílias de classe média seriam as maiores beneficiadas pela ampliação do limite

Fonte: Senado NotíciasTags: imposto de renda

O limite anual para dedução de gastos com educação da base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física poderá ser elevado para R$ 5.700 a partir de 2010. No ano-calendário de 2008 esse limite foi de R$ 2.592,29. A mudança consta de projeto do senador Raimundo Colombo (DEM-SC) aprovado ontem pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e que segue agora para análise, em decisão terminativa, da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

As famílias de classe média seriam as maiores beneficiadas pela ampliação do limite, pois, como lembrou o relator, Adelmir Santana (DEM-DF), muitas vezes elas optam por matricular seus filhos em escolas particulares, "sobretudo em razão da má qualidade de boa parte do ensino público".

O projeto (PLS 145/09) foi aprovado com o voto contrário do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). De acordo com ele, não se deveria aumentar uma isenção que acaba por privilegiar a educação privada. Além disso, o benefício favoreceria famílias que pagam Imposto de Renda.

– Me assusta que continuem tirando dinheiro do setor público para financiar os estudos de nossos filhos – afirmou Cristovam.

Isenção da Cofins

A Comissão de Educação também aprovou projeto (PLS 8/07) do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) que trata da isenção da Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para instituições de ensino.

Pelo texto do relator, senador Marco Maciel (DEM-PE), ficarão isentas da Cofins apenas as entidades privadas sem fins lucrativos que ofereçam educação básica.

O projeto original de Dornelles estabelecia isenção para todas as instituições privadas de ensino que comprovassem finalidade não lucrativa.

Marco Maciel salientou, no entanto, que o sistema de ensino superior já conta com isenção, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). O projeto também será analisado, em decisão terminativa, pela CAE.

Escolas de área rural

A comissão aprovou ainda requerimento da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) em que ela solicita a realização de audiência pública para discutir por que as escolas localizadas na área rural não são submetidas às avaliações promovidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação.

Outro requerimento aprovado, este encabeçado pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), solicita que a comissão realize audiência pública sobre o tema "Primeira infância e cultura da paz".

A reunião foi presidida pelos senadores Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Marco Maciel.