Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Não recebeu restituição do IR? Confira se caiu na malha fina

Não recebeu restituição do IR? Confira se caiu na malha fina

A Receita Federal já liberou dois dos sete lotes de restituição do Imposto de Renda 2010.

Fonte: TerraTags: imposto de renda

A Receita Federal já liberou dois dos sete lotes de restituição do Imposto de Renda 2010. O contribuinte que ainda não recebeu a devolução pode estar na fila ou pode ter caído na malha fina. Para conferir se teve a declaração do IR presa, o contribuinte deve acessar o site da instituição e consultar o extrato da declaração no link "Extrato da DIRPF", localizado à direita na página principal da Receita sob a tabela de serviços mais procurados, para fazer a retificação dos dados.

Aqueles que cometeram erros ou têm pendências na declaração do imposto de renda podem fazer a retificação pela internet, inclusive quem declarou pelo formulário simplificado, conforme anunciou a Receita no dia 23 de junho.

No momento, quem entra na página principal (www.receita.fazenda.gov.br) é redirecionado para uma versão reduzida do site. Para voltar à configuração normal, é só clicar em "Acesso à página principal da Receita", e procurar a tabela de serviços mais buscados no canto superior direito.

Para corrigir as pendências, é necessário entrar em "Acesse aqui o Extrato da Declaração do Imposto de Renda (DIRPF)", dentro da página "Extrato do DIRPF" já citado.

Atenção: uma mensagem de que o site não é confiável pode surgir. Segundo a Receita, isso acontece porque o site trocou recentemente o certificado digital utilizado, ainda não atualizado em todos os navegadores. A instituição recomenda observar, antes de autorizar o acesso, se a barra de endereço aponta para uma página com início www.receita.fazenda.gov.br e com começo "https:", e se a imagem de um cadeado fechado aparece na barra inferior do navegador.

Uma vez na página do Centro Virtual de Atendimento, o contribuinte deve informar CPF, código de acesso e senha. Se nunca tiver utilizado esse recurso da Receita na internet, é preciso criar um código de acesso, informando CPF, data de nascimento e os números dos recibos de entregas das declarações de 2009 e 2010, para pessoa física ou para pessoa jurídica.

A seguir, é necessário clicar em "Declaração IRPF" e depois na guia "Serviços". Lá é possível consultar as pendências e fazer a retificação.

Para saber como proceder para resolver as pendências, siga as orientações da Receita listadas aqui.