Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

FecomercioSP lança calculadora para facilitar escolha do regime tributário

FecomercioSP lança calculadora para facilitar escolha do regime tributário

Ferramenta compara Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, indicando carga tributária e lucro em cada opção

Com a aprovação do PLC - Projeto de Lei da Câmara, nº 60 de 2014 - Complementar, que trata da alteração do Simples Nacional, aprovado nesta quarta-feira (16) no Senado e a caminho da sanção presidencial, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) aconselha que as empresas façam uma análise de suas peculiaridades, bem como de seus gastos e custos. Para ajudar os empresários, a Entidade criou uma calculadora que, pela indicação da renda bruta mensal, compara as tributações e indica a carga tributária e o lucro obtido em cada um dos regimes. O objetivo é simular as opções antes da escolha entre Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional.

O projeto deve entrar em vigor a partir de 2015 e estabelece a inclusão de 140 atividades econômicas classificadas como microempresas e empresas de pequeno porte no Simples Nacional, ampliando o rol para atividades antes não permitidas, como medicina, advocacia, odontologia, corretagem, auditoria, economia, gestão, organização, controle e administração, jornalismo e publicidade.

Apesar de a abrangência representar um avanço por ampliar a relação de setores optantes pelo Simples Nacional, a Federação destaca que os novos setores serão incluídos em uma tabela de recolhimento em que as alíquotas variam entre 16,93% e 22,45%, superiores às taxas praticadas anteriormente no mesmo enquadramento - entre 4,35% e 16,85%. Dessa maneira, a alteração do projeto pode não ser tão vantajosa para as novas empresas que optarem por ingressar no Simples Nacional.

Disponível no Programa Relaciona, a calculadora compara o mesmo potencial empresarial nos diferentes regimes tributários, possibilitado que o empresário opte por aquele economicamente mais viável para o negócio.