Você está em busca de saber o que é uma landing page e quais são as suas vantagens? Saiba que você chegou ao lugar certo!
Aqui neste conteúdo, nós vamos te explicar e ainda te mostrar suas vantagens.
Por coincidência, o nosso escritório procura sobre diversos assuntos relacionados a marketing digital e pensamos em compartilhar esse assunto com vocês.
Quem sabe dessa maneira, podemos te ajudar nessa tarefa.
E por que nós pesquisamos sobre o que é landing page e suas vantagens?
Porque o nosso escritório também pesquisa e estuda muito as questões relacionadas à Marketing Digital, principalmente questões de Especialista em UX (experiência do usuário), Growth hacker, Gestor de marketing Digital, Gerente de mídias sociais, dentre diversos outros temas, e resolvemos compartilhar isso com vocês.
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Landing Page:
Uma landing Page é uma página que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em Lead, oportunidade ou cliente. Para assim, você obter um retorno significativo.
O objetivo do nosso artigo é te ajudar em dúvidas relacionadas a esse assunto, por isso, relacionamos uma explicação do Blog Resultados Digitais, para te ajudar a entender melhor como funciona uma landing page e seus benefícios.
O que é Landing Page?
O termo Landing Page (que pode ser traduzido como página de aterrissagem) originalmente definia toda página que um usuário acessava para entrar em um site.
Tanto que, se você utiliza o Google Analytics em inglês, uma das dimensões de comportamento apresentadas é “Landing Pages”, que na versão em português da ferramenta é substituída por “Páginas de destino”.
Então, se um usuário busca por determinado assunto no Google e acessa um post no seu blog, por exemplo, esse post será a página de aterrissagem.
Já se digita o endereço do seu site na barra de URL, “aterrissará” na home.
Mas, no contexto do Marketing Digital, costuma-se chamar de Landing Page uma página criada com um objetivo único: a conversão.
Em geral, essas páginas contêm muito menos elementos e links do que a homepage de um site normal.
Isso é feito propositalmente: depois de conseguir levar um visitante para uma Landing Page, seu único objetivo com ele deve ser conseguir a conversão.
Como criar uma Landing Page
Como comentamos antes, já se foi o tempo em que criar uma Landing Page demandava um grande trabalho técnico. Se você usar um software para a criação dessas páginas, pode colocá-las no ar instantaneamente e com poucos cliques. Usar uma ferramenta com essa funcionalidade economiza muito o tempo e aumenta a produtividade do time de marketing.
Conteúdo:
Criar o título da Landing Page
Os títulos devem aguçar a curiosidade do leitor e descrever o que o usuário vai ganhar com a conversão.
Além disso, citar o nome de um profissional conhecido no mercado e mencionar algum serviço conhecido pelos usuários também é desejável.
Criar o subtítulo da Landing Page
O subtítulo deve dar informações extras que podem ser decisivas para convencer o usuário a clicar para obter o produto ou serviço.
Escrever os textos da Landing Page
O texto da Landing Page deve descrever melhor a oferta para conseguir vender bem a ideia, eliminar pontos de dúvidas e definir expectativas.
Use frases curtas, escolha os pontos mais importantes e fale dos benefícios que a oferta gera.
Definir imagens para a Landing Page
Use uma imagem que reflita a sua oferta.
Evite imagens generalistas, que podem atrapalhar a conversão.
Um bom teste para ser feito é visualizar a imagem sem o título da Landing Page.
Ao fazer isso, responda: a imagem por si só tem relação com a oferta? Se sim, use-a.
Design
Escolher um modelo de página em que o conteúdo planejado se adapte
Não use o mesmo modelo de Landing Page para qualquer oferta.
O modelo que você escolher deverá estar relacionado ao tamanho do texto, à quantidade de itens abordados, tipo de imagem, tipo de oferta etc.
Adicionar o conteúdo à página
Utilize algum software para criação de Landing Pages, como o RD Station Marketing. Dessa forma, é mais fácil adicionar o conteúdo à página.
Caso não utilize uma ferramenta para desenvolver as páginas, o conteúdo deverá ser inserido na Landing Page por um desenvolvedor.
Determinar os campos do formulário
A quantidade e os tipos de campo do formulário devem variar conforme o tipo da oferta, a persona para a qual a oferta é destinada, o provável estágio do funil em que o visitante se encontra etc.
Ou você pode utilizar progressive profiling, formulários inteligentes que perguntam apenas o que seu Lead ainda não respondeu, caso essa opção esteja disponível no seu software de criação de Landing Pages.
Customizar a identidade e imagens da página
É importante que a Landing Page tenha uma identidade visual que case com a identidade da sua empresa.
Mas tenha em mente que nem sempre o layout mais bonito é o que converte mais.
Use cores contrastantes e dê destaque aos Calls-to-Action (CTAs).
Configurações
Inserir URL
Utilize a palavra-chave e crie uma URL amigável.
Evite deixá-la muito longa ou difícil de entender.
Configurar imagem de promoção em redes sociais
Insira uma imagem de promoção em redes sociais no campo de configurações do seu software de Landing Pages para que, ao publicá-la nessas redes, a imagem relacionada à oferta apareça automaticamente na postagem.
Criar e configurar um email de agradecimento
É importante criar e configurar um email de agradecimento para que o visitante receba a oferta em sua caixa de entrada quando converter e se tornar Lead.
Determinar o Lead Scoring
O Lead Scoring permite que você classifique e pontue determinado Lead de acordo com suas características e comportamentos em relação às suas ofertas.
Criar a página de agradecimento (Thank you Page)
Recomendamos ter uma Thank you Page para a sua oferta, ou seja, uma página de agradecimento ou confirmação em que o Lead terá acesso à oferta.
Uma dica é ter uma oferta complementar para estimular o Lead a fazer uma segunda conversão.
Ativar as notificações de conversão
É importante que você receba, como empresa, o aviso de que alguém acabou de virar Lead, principalmente em materiais de fundo de funil.
Isso ajuda a abordar o Lead com agilidade, o que aumenta a eficiência do relacionamento.
Acompanhar as taxas de conversão e fazer testes
Acompanhe as taxas de conversão e faça alterações em relação à versão original da Landing Page. Uma boa forma de experimentar é realizar testes A/B com a versão original e a versão alterada.
Como divulgar uma Landing Page
Após ser criada, a Landing Page precisa ser promovida.
Afinal, ninguém sabe que ela existe ainda.
Você deve se basear nos canais de tráfego de seu site e, a partir disso, direcionar sua estratégia de promoção para gerar Leads e aumentar sua base de potenciais clientes.
Os mais importantes canais para a promoção de Landing Pages são redes sociais, site/blog de sua empresa e Email Marketing.
Redes sociais
Aproveite as redes sociais em que sua empresa está presente para a geração de Leads.
Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram… Todas essas redes possuem pessoas que podem se interessar pela sua oferta.
No Instagram você pode utilizar os Stories para criar uma publicação com um link para sua LP.
No Facebook, uma boa saída pode ser publicar a Landing Page em algum grupo, além de sua fanpage, é claro.
Site/blog
Aproveite o tráfego existente e divulgue sua Landing Page nas páginas mais acessadas para gerar Leads e otimizar seu site ou blog para conversão.
Email Marketing
O uso do Email Marketing permite que você distribua conteúdo relevante para sua base de contatos e fortaleça seu relacionamento.
Você pode enviar um email para divulgar uma nova oferta ou novo material e monitorar o desempenho.
Trabalhe com grupos segmentados, considerando perfis e interesses para realizar uma comunicação personalizada.
Para finalizar e agregar valor à sua pesquisa e profissão, vamos mostrar nossos serviços para você que está procurando uma empresa de contabilidade para analista de Marketing Digital.
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Sabe qual é o nosso maior desejo?
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Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos empreendedores digitais em geral, que destaco abaixo.
Nós escrevemos pensando em vocês.
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