Você conhece a história do Twitter, uma rede social super famosa e utilizada por pessoas do mundo todo?
Se você está pesquisando sobre toda a grande história da rede social Twitter, você está no lugar certo.
Nós relacionamos uma explicação do site A oficina da net, para você entender melhor.
Neste conteúdo você poderá entender a trajetória desta ótima ideia e projeto.
Poderá aprender lições e extrair muita informação de qualidade capaz de inspirar você em seu projeto e na sua história.
E quem sabe algum dia estaremos aqui contando a sua história?
Conheça a história da antiga e uma das maiores redes sociais do mundo: O Twitter
Nós, do escritório Francel Menezes contabilidade, prestamos assessoria tributária e empresarial para empreendedores digitais, que consideramos como aqueles que não só trabalham pela internet, mas aqueles que criam e desenvolvem projetos e ideias digitais.
Adoramos conhecer projetos, ideias e pesquisamos muito sobre essas histórias de sucesso, por isso tivemos a intenção de criar este artigo, como forma de inspiração para todos.
A História do Twitter
A rede social Twitter nasceu em março de 2006, na época em que as redes sociais ainda não haviam invadido completamente nossos smartphones e computadores.
Mas o simples serviço de “microblog” explodiu em popularidade, tornando-se uma das principais plataformas de redes sociais do mundo, com valor de mercado superior á US$ 28 bilhões.
Jack enviou a primeira mensagem no Twitter em 21 de março de 2006, às 21h50: “apenas configurando meu twttr”.
Durante o desenvolvimento do Twitter, os membros da equipe costumavam acumular centenas de dólares em cobranças por SMS em suas contas telefônicas pessoais.
Início do Twitter
O Twitter começou como uma idéia que o cofundador, Jack Dorsey, teve lá em 2006.
Jack imaginou o Twitter como uma plataforma de comunicação baseada em SMS.
As pessoas poderiam acompanhar o que os seus amigos estavam fazendo com base nas atualizações de status enviando uma mensagem de texto para um único número (“40404”).
O ex-Google Evan Williams tinha uma startup chamada Odeo, que seria uma plataforma de podcasts.
Evan pediu a seu amigo, o outro ex-Google Biz Stone, para se juntar a ele.
Quando a Apple lançou podcasts no iTunes e tornou a plataforma de podcasts da Odeo irrelevante, Evan, Biz e um funcionário da Odeo chamado Jack Dorsey decidiram criar algo chamado Twitter.
Os investidores da Odeo não gostaram do Twitter, e Evan fez um grande negócio ao comprá-la de volta.
Nos seus primeiros dias, o Twitter era conhecido como twttr.
Na época, uma tendência popular, às vezes para obter uma vantagem de nome de domínio, era soltar vogais em nome de suas empresas e serviços.
O desenvolvedor de software Noah Glass recebe os créditos pelo nome original twttr, bem como sua encarnação final como Twitter.
A verdadeira história do Twitter
Noah tinha um produto no qual você telefonava para um número de telefone e transformava sua mensagem em um MP3 hospedado na Internet.
Essa foi a tecnologia que Noah trouxe que se transformou na Odeo, de acordo com o antigo funcionário Ray McClure.
Juntamente com Charles River Ventures e cerca de uma dúzia de outras pessoas, um dos primeiros investidores de Glass na Odeo era um ex funcionário do Google chamado Evan Williams.
Williams estava mais envolvido com a Odeo do que a maioria dos investidores com startups em suas carteiras e, eventualmente, a Odeo mudou do apartamento de Noah para o de Williams.
Williams, que havia vendido recentemente a marca Blogger para o Google, acabara de comprar uma bela casa, e queria usar bem seu antigo apartamento.
Blaine Cook, antiga funcionária da Odeo, se tornaria a primeira CTO do Twitter.
Em seguida, a Odeo mudou-se para um escritório e começou a contratar mais funcionários – incluindo o web designer Jack Dorsey e o engenheiro Blaine Cook.
Evan Williams tornou-se CEO da Odeo.
Em julho de 2005, a Odeo tinha um produto: uma plataforma para podcasts.
Porém, no outono de 2005, o investimento da empresa na Odeo deu errado.
A Apple anunciou que incluiria uma plataforma de podcasts embutida no iTunes, em cada um dos 200 milhões de iPods que a Apple acabaria vendendo.
Na mesma época, os funcionários da Odeo começaram a perceber que as pessoas não estavam ouvindo podcasts tanto quanto pensavam.
A essa altura, a Odeo tinha 14 pessoas trabalhando em período integral – incluindo o atual CEO Evan Williams e um amigo dele do Google, Christopher “Biz” Stone.
Williams decidiu que o futuro da Odeo não estava nos podcasts e, no final daquele ano, ele disse aos funcionários da empresa que começassem a ter idéias para uma nova direção que a Odeo poderia seguir.
A empresa começou a realizar “hackatons” oficiais, onde os funcionários passavam o dia inteiro trabalhando em projetos.
Foi então que Jack Dorsey teve uma idéia para um produto completamente diferente que girava em torno do “status” – o que as pessoas estavam fazendo em um determinado momento.
Em fevereiro de 2006, Glass, Dorsey e uma desenvolvedora alemã de contratos, Florian Weber, apresentaram a idéia de Jack para o resto da empresa.
Era um sistema em que você podia enviar um texto para um número e seria transmitido para todos os seus amigos: O Twttr. Noah Glass foi quem inventou o nome “Twttr”.
Após a apresentação, Evan Williams ficou cético em relação ao potencial do Twitter, mas ele colocou Glass no comando do projeto.
De tempos em tempos, Biz Stone ajudava a equipe do Glass no Twitter.
Todos concordam que a ideia original do Twitter surgiu da mente de Jack Dorsey.
Dorsey até tem desenhos de algo parecido com o Twitter que ele fez anos antes de se juntar à Odeo.
E Jack era obviamente central para a equipe do Twitter.
Mas todos os primeiros funcionários e investidores da Odeo também concordam que ninguém na empresa era mais apaixonado pelo Twitter do que o co-fundador da Odeo, Noah Glass.
Glass diz que ele não é o único fundador do Twitter.
Mas ele se sente traído por seu papel ter sido basicamente eliminado da história do Twitter.
Ele diz que FlorianWeber também não recebe crédito suficiente. A realidade é que foi um esforço de grupo.
Em março de 2006, a Odeo tinha um protótipo funcional do Twitter.
No meio do ano de 2006, os funcionários da Odeo acumulavam contas mensais de SMS no Twitter, totalizando centenas de dólares. A empresa concordou em pagar essas contas pelos funcionários.
Em agosto, um pequeno terremoto sacudiu São Francisco, e a notícia se espalhou rapidamente pelo Twitter.
Já no terceiro trimestre do ano, o Twitter já tinha milhares de usuários.
Escolha do nome e identidade visual
A princípio, o nome da rede social seria “Status”, que é bastante óbvio.
Mas, pesquisando no dicionário, eles encontraram o termo “Twitter”.
A definição desta palavra em inglês é ” informação inofensiva ” ou “assobios de pássaros”. O conceito atraiu os co-criadores, que o adotaram.
Eles optaram inicialmente pela abreviatura Twttr porque na época era comum usar combinações ilegíveis de letras como siglas.
No início dos anos 2000, nasceram outras empresas desse tipo, como Flickr e Tumblr. Mas o Twttr foi então transformado no Twitter, provavelmente para facilitar a pronúncia.
E, considerando o destino do Flickr e do Tumblr, pode ter sido uma escolha inteligente.
Você pode ter se perguntado, porque um passáro azul? Pela simples razão de que o pássaro do Twitter está decolando, como tweets na enorme rede social.
Mesmo que a identidade visual do Twitter tenha sido alterada várias vezes, a base do pássaro sempre esteve presente.
Este logotipo é o símbolo universalmente reconhecível do Twitter. Este pássaro foi projetado apenas a partir de três conjuntos de círculos sobrepostos – semelhante à maneira como redes, interesses e idéias se conectam e se cruzam.
Assim, um pássaro em vôo com o bico apontando para o céu é a representação definitiva da possibilidade de liberdade e esperança ilimitada.
Twitter atinge crescimento explosivo
O Twitter estava agora à beira de seu maior surto de crescimento.
A conferência interativa South By Southwest de 2007 viu uma enorme explosão no uso do Twitter.
Mais de 60.000 tweets foram enviados por dia no evento.
A equipe do Twitter teve uma grande presença no evento e aproveitou a natureza viral da conferência e de seus participantes.
O Twitter teve seu quinhão de dores de crescimento durante seus anos de formação.
A base de usuários do Twitter cresceu a taxas surpreendentes e, com bastante frequência, o serviço estaria acima da capacidade.
Quando os servidores sobrecarregaram, uma ilustração do artista Yiying Lu apareceu na tela.
A ilustração mostrava uma baleia sendo levantada da água em segurança por oito pássaros.
A equipe do Twitter usou essa imagem porque achou que ela simbolizava o reconhecimento do problema e que estava trabalhando nele. Essa página de erro se tornou viral na comunidade do Twitter e logo foi apelidada de “Fail Whale”.
Limite de 140 caracteres ou de 280 caracteres?
A razão pela qual o Twitter impõe um limite de caracteres aos tweets é que o esta rede social foi originalmente projetada como uma plataforma baseada em SMS.
Nos seus primeiros dias, 140 caracteres eram o limite que as operadoras de celular usavam como padrão de protocolo SMS.
À medida que o Twitter finalmente se transformou em uma plataforma de web, o limite de 140 caracteres permaneceu como uma questão de marca.
Em 2017, no entanto, o Twitter decidiu que o limite de 140 caracteres não era mais relevante na era dos smartphones, e aumentou o limite de tweets para 280 caracteres devido a pequenos protestos.
A maioria dos tweets, explicou a empresa, tem cerca de 50 caracteres; quando as pessoas precisavam usar mais palavras, elas simplesmente postavam mais tweets.
O aumento de caracteres foi criado para ajudar os usuários do Twitter a gastar menos tempo condensando seus pensamentos e mais tempo escrevendo.
Inovação do usuário no Twitter
Quando a base de usuários do Twitter começou a crescer, os usuários criaram um novo jargão e diferentes maneiras de usar o serviço.
Inicialmente, os usuários não tinham como responder um ao outro no Twitter.
Alguns usuários incluiriam um símbolo @ antes de um nome de usuário para identificar outro usuário em um Tweet.
Isso se tornou uma maneira tão predominante de reconhecer outro usuário, que a equipe do Twitter adicionou a funcionalidade nativamente à plataforma do Twitter.
O mesmo aconteceu com as hashtags, que agora são parte integrante do ecossistema Twitter.
Essa funcionalidade orientada ao usuário também é a fonte dos retweets.
Os usuários queriam uma maneira de repostar uma mensagem de outro usuário do Twitter, incluindo crédito ao usuário que a twittou originalmente.
Os usuários começaram a adicionar RT antes de enviar a mensagem, sinalizando aos seus seguidores que o seguinte tweet era um retuíte.
Em agosto de 2010, essa funcionalidade foi adicionada oficialmente à plataforma.
O que você achou deste nosso conteúdo?
Deixe um comentário no final deste nosso post, com a sua opinião.
Conseguiu entender melhor o assunto?
Caso tenha restado alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato.
Você conhece alguém que precisa conhecer este nosso conteúdo?
Então compartilhe com esta pessoa.
Sabe qual é o nosso maior desejo?
É que você cresça de forma organizada. Não cresça acumulando riscos.
_______________________________________________________________________________________
Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos empreendedores digitais em geral, que destaco abaixo.
Nós escrevemos pensando em vocês.
Por que os ganhos dos YOUTUBERS com adsense NÃO devem ser omitidos perante a Receita Federal?
Vantagens na abertura de uma empresa – Microempresa, MEI, EPP
Youtuber – Registre seu canal no youtube como MARCA
Fim da monetização dos canais infantis no youtube
Youtuber pode ser MEI (microempreendedor individual)?
Contabilidade especializada para YOUTUBER – monetização e ganhos adsense
Influenciadores digitais (influencers) – Imposto de renda e carnê leão
Publicidade infantil – Youtubers e Influenciadores digitais
Regulamentação da profissão de Youtuber – Projeto de Lei nº 10938/2018
Carnê-leão atrasado youtubers – (imposto de renda monetização adsense)
Monetização de streamers – Imposto de renda e carnê leão
Isenção de imposto de renda Youtuber – monetização adsense
Ganhos de Youtuber e Blogueiro – Principais dúvidas sobre imposto de renda e contabilidade
Como declarar ganhos do adsense de youtubers? CUIDADO!
Contabilidade para desenvoledores de sites, aplicativos e sistemas (softwares)
Monetização youtuber e imposto de renda – Políticas do Programa google adsense
Monetização adsense e imposto de renda – Políticas do Programa de parceria do youtube
Contabilidade para afiliados (hotmart, monetizze, eduzz e etc)
_____________________________________________________________________________________________________
Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los.
Escritório Francel Menezes Contabilidade
E-mail: [email protected]
Instagram: @francelm_contabilidade
Site: http://www.menezescontabilidade.com.br
Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/
Telefone (21) 2671-9155