Blog

Twitter: Histórias e curiosidades sobre essa rede social conhecida pelo mundo todo

Você conhece a história do Twitter, uma rede social super famosa e utilizada por pessoas do mundo todo?

Se você está pesquisando sobre toda a grande história da rede social Twitter, você está no lugar certo.

Nós relacionamos uma explicação do site A oficina da net, para você entender melhor.

Neste conteúdo você poderá entender a trajetória desta ótima ideia e projeto.

Poderá aprender lições e extrair muita informação de qualidade capaz de inspirar você em seu projeto e na sua história. 

E quem sabe algum dia estaremos aqui contando a sua história?

Conheça a história da antiga e uma das maiores redes sociais do mundo: O Twitter

Nós, do escritório Francel Menezes contabilidade, prestamos assessoria tributária e empresarial para empreendedores digitais, que consideramos como aqueles que não só trabalham pela internet, mas aqueles que criam e desenvolvem projetos e ideias digitais.

Adoramos conhecer projetos, ideias e pesquisamos muito sobre essas histórias de sucesso, por isso tivemos a intenção de criar este artigo, como forma de inspiração para todos.

A História do Twitter 

A rede social Twitter nasceu em março de 2006, na época em que as redes sociais ainda não haviam invadido completamente nossos smartphones e computadores.  

Mas o simples serviço de “microblog” explodiu em popularidade, tornando-se uma das principais plataformas de redes sociais do mundo, com valor de mercado superior á US$ 28 bilhões. 

Jack enviou a primeira mensagem no Twitter em 21 de março de 2006, às 21h50: “apenas configurando meu twttr”.  

Durante o desenvolvimento do Twitter, os membros da equipe costumavam acumular centenas de dólares em cobranças por SMS em suas contas telefônicas pessoais. 

Início do Twitter

O Twitter começou como uma idéia que o cofundador, Jack Dorsey, teve lá em 2006.  

Jack imaginou o Twitter como uma plataforma de comunicação baseada em SMS.  

As pessoas poderiam acompanhar o que os seus amigos estavam fazendo com base nas atualizações de status enviando uma mensagem de texto para um único número (“40404”). 

O ex-Google Evan Williams tinha uma startup chamada Odeo, que seria uma plataforma de podcasts.  

Evan pediu a seu amigo, o outro ex-Google Biz Stone, para se juntar a ele.

Quando a Apple lançou podcasts no iTunes e tornou a plataforma de podcasts da Odeo irrelevante, Evan, Biz e um funcionário da Odeo chamado Jack Dorsey decidiram criar algo chamado Twitter.  

Os investidores da Odeo não gostaram do Twitter, e Evan fez um grande negócio ao comprá-la de volta. 

Nos seus primeiros dias, o Twitter era conhecido como twttr.  

Na época, uma tendência popular, às vezes para obter uma vantagem de nome de domínio, era soltar vogais em nome de suas empresas e serviços.  

O desenvolvedor de software Noah Glass recebe os créditos pelo nome original twttr, bem como sua encarnação final como Twitter. 

A verdadeira história do Twitter 

Noah tinha um produto no qual você telefonava para um número de telefone e transformava sua mensagem em um MP3 hospedado na Internet.  

Essa foi a tecnologia que Noah trouxe que se transformou na Odeo, de acordo com o antigo funcionário Ray McClure. 

Juntamente com Charles River Ventures e cerca de uma dúzia de outras pessoas, um dos primeiros investidores de Glass na Odeo era um ex funcionário do Google chamado Evan Williams. 

Williams estava mais envolvido com a Odeo do que a maioria dos investidores com startups em suas carteiras e, eventualmente, a Odeo mudou do apartamento de Noah para o de Williams.  

Williams, que havia vendido recentemente a marca Blogger para o Google, acabara de comprar uma bela casa, e queria usar bem seu antigo apartamento. 

Blaine Cook, antiga funcionária da Odeo, se tornaria a primeira CTO do Twitter.  

Em seguida, a Odeo mudou-se para um escritório e começou a contratar mais funcionários – incluindo o web designer Jack Dorsey e o engenheiro Blaine Cook.  

Evan Williams tornou-se CEO da Odeo. 

Em julho de 2005, a Odeo tinha um produto: uma plataforma para podcasts.

Porém, no outono de 2005, o investimento da empresa na Odeo deu errado.  

A  Apple anunciou que incluiria uma plataforma de podcasts embutida no iTunes, em cada um dos 200 milhões de iPods que a Apple acabaria vendendo.  

Na mesma época, os funcionários da Odeo começaram a perceber que as pessoas não estavam ouvindo podcasts tanto quanto pensavam. 

A essa altura, a Odeo tinha 14 pessoas trabalhando em período integral – incluindo o atual CEO Evan Williams e um amigo dele do Google, Christopher “Biz” Stone. 

Williams decidiu que o futuro da Odeo não estava nos podcasts e, no final daquele ano, ele disse aos funcionários da empresa que começassem a ter idéias para uma nova direção que a Odeo poderia seguir. 

A empresa começou a realizar “hackatons” oficiais, onde os funcionários passavam o dia inteiro trabalhando em projetos. 

Foi então que Jack Dorsey teve uma idéia para um produto completamente diferente que girava em torno do “status” – o que as pessoas estavam fazendo em um determinado momento. 

Em fevereiro de 2006, Glass, Dorsey e uma desenvolvedora alemã de contratos, Florian Weber, apresentaram a idéia de Jack para o resto da empresa.

Era um sistema em que você podia enviar um texto para um número e seria transmitido para todos os seus amigos: O Twttr. Noah Glass foi quem inventou o nome “Twttr”. 

Após a apresentação, Evan Williams ficou cético em relação ao potencial do Twitter, mas ele colocou Glass no comando do projeto.  

De tempos em tempos, Biz Stone ajudava a equipe do Glass no Twitter. 

Todos concordam que a ideia original do Twitter surgiu da mente de Jack Dorsey.  

Dorsey até tem desenhos de algo parecido com o Twitter que ele fez anos antes de se juntar à Odeo.  

E Jack era obviamente central para a equipe do Twitter.

Mas todos os primeiros funcionários e investidores da Odeo também concordam que ninguém na empresa era mais apaixonado pelo Twitter do que o co-fundador da Odeo, Noah Glass. 

Glass diz que ele não é o único fundador do Twitter.

Mas ele se sente traído por seu papel ter sido basicamente eliminado da história do Twitter.  

Ele diz que FlorianWeber também não recebe crédito suficiente. A realidade é que foi um esforço de grupo. 

Em março de 2006, a Odeo tinha um protótipo funcional do Twitter.

No meio do ano de 2006, os funcionários da Odeo acumulavam contas mensais de SMS no Twitter, totalizando centenas de dólares. A empresa concordou em pagar essas contas pelos funcionários.  

Em agosto, um pequeno terremoto sacudiu São Francisco, e a notícia se espalhou rapidamente pelo Twitter.

Já no terceiro trimestre do ano, o Twitter já tinha milhares de usuários. 

Escolha do nome e identidade visual 

A princípio, o nome da rede social seria “Status”, que é bastante óbvio.  

Mas, pesquisando no dicionário, eles encontraram o termo “Twitter”.

A definição desta palavra em inglês é ” informação inofensiva ” ou “assobios de pássaros”. O conceito atraiu os co-criadores, que o adotaram. 

Eles optaram inicialmente pela abreviatura Twttr porque na época era comum usar combinações ilegíveis de letras como siglas.  

No início dos anos 2000, nasceram outras empresas desse tipo, como Flickr e Tumblr. Mas o Twttr foi então transformado no Twitter, provavelmente para facilitar a pronúncia.  

E, considerando o destino do Flickr e do Tumblr, pode ter sido uma escolha inteligente. 

Você pode ter se perguntado, porque um passáro azul? Pela simples razão de que o pássaro do Twitter está decolando, como tweets na enorme rede social.  

Mesmo que a identidade visual do Twitter tenha sido alterada várias vezes, a base do pássaro sempre esteve presente. 

Este logotipo é o símbolo universalmente reconhecível do Twitter. Este pássaro foi projetado apenas a partir de três conjuntos de círculos sobrepostos – semelhante à maneira como redes, interesses e idéias se conectam e se cruzam.  

Assim, um pássaro em vôo com o bico apontando para o céu é a representação definitiva da possibilidade de liberdade e esperança ilimitada. 

Twitter atinge crescimento explosivo 

O Twitter estava agora à beira de seu maior surto de crescimento.

A conferência interativa South By Southwest de 2007 viu uma enorme explosão no uso do Twitter.  

Mais de 60.000 tweets foram enviados por dia no evento.  

A equipe do Twitter teve uma grande presença no evento e aproveitou a natureza viral da conferência e de seus participantes. 

O Twitter teve seu quinhão de dores de crescimento durante seus anos de formação.

A base de usuários do Twitter cresceu a taxas surpreendentes e, com bastante frequência, o serviço estaria acima da capacidade. 

Quando os servidores sobrecarregaram, uma ilustração do artista Yiying Lu apareceu na tela.

A ilustração mostrava uma baleia sendo levantada da água em segurança por oito pássaros.

A equipe do Twitter usou essa imagem porque achou que ela simbolizava o reconhecimento do problema e que estava trabalhando nele. Essa página de erro se tornou viral na comunidade do Twitter e logo foi apelidada de “Fail Whale”. 

Limite de 140 caracteres ou de 280 caracteres? 

A razão pela qual o Twitter impõe um limite de caracteres aos tweets é que o esta rede social foi originalmente projetada como uma plataforma baseada em SMS.

Nos seus primeiros dias, 140 caracteres eram o limite que as operadoras de celular usavam como padrão de protocolo SMS.  

À medida que o Twitter finalmente se transformou em uma plataforma de web, o limite de 140 caracteres permaneceu como uma questão de marca.

Em 2017, no entanto, o Twitter decidiu que o limite de 140 caracteres não era mais relevante na era dos smartphones, e aumentou o limite de tweets para 280 caracteres devido a pequenos protestos.

A maioria dos tweets, explicou a empresa, tem cerca de 50 caracteres; quando as pessoas precisavam usar mais palavras, elas simplesmente postavam mais tweets.  

O aumento de caracteres foi criado para ajudar os usuários do Twitter a gastar menos tempo condensando seus pensamentos e mais tempo escrevendo. 

Inovação do usuário no Twitter 

Quando a base de usuários do Twitter começou a crescer, os usuários criaram um novo jargão e diferentes maneiras de usar o serviço.

Inicialmente, os usuários não tinham como responder um ao outro no Twitter.

Alguns usuários incluiriam um símbolo @ antes de um nome de usuário para identificar outro usuário em um Tweet.  

Isso se tornou uma maneira tão predominante de reconhecer outro usuário, que a equipe do Twitter adicionou a funcionalidade nativamente à plataforma do Twitter.

O mesmo aconteceu com as hashtags, que agora são parte integrante do ecossistema Twitter. 

Essa funcionalidade orientada ao usuário também é a fonte dos retweets.  

Os usuários queriam uma maneira de repostar uma mensagem de outro usuário do Twitter, incluindo crédito ao usuário que a twittou originalmente.  

Os usuários começaram a adicionar RT antes de enviar a mensagem, sinalizando aos seus seguidores que o seguinte tweet era um retuíte.  

Em agosto de 2010, essa funcionalidade foi adicionada oficialmente à plataforma. 

O que você achou deste nosso conteúdo? 

Deixe um comentário no final deste nosso post, com a sua opinião. 

Conseguiu entender melhor o assunto? 

Caso tenha restado alguma dúvida, fique a vontade para entrar em contato. 

Você conhece alguém que precisa conhecer este nosso conteúdo? 

Então compartilhe com esta pessoa. 

Sabe qual é o nosso maior desejo? 

É que você cresça de forma organizada. Não cresça acumulando riscos. 

_______________________________________________________________________________________ 

Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos empreendedores digitais em geral, que destaco abaixo. 

Nós escrevemos pensando em vocês. 

Por que os ganhos dos YOUTUBERS com adsense NÃO devem ser omitidos perante a Receita Federal? 

Vantagens na abertura de uma empresa – Microempresa, MEI, EPP 

Youtuber – Registre seu canal no youtube como MARCA 

Fim da monetização dos canais infantis no youtube 

Youtuber pode ser MEI (microempreendedor individual)? 

Contabilidade especializada para YOUTUBER – monetização e ganhos adsense 

Influenciadores digitais (influencers) – Imposto de renda e carnê leão 

Publicidade infantil – Youtubers e Influenciadores digitais 

Regulamentação da profissão de Youtuber – Projeto de Lei nº 10938/2018 

Carnê-leão atrasado youtubers – (imposto de renda monetização adsense) 

Monetização de streamers – Imposto de renda e carnê leão 

Isenção de imposto de renda Youtuber – monetização adsense 

Ganhos de Youtuber e Blogueiro – Principais dúvidas sobre imposto de renda e contabilidade 

Como declarar ganhos do adsense de youtubers? CUIDADO! 

Contabilidade para desenvoledores de sites, aplicativos e sistemas (softwares) 

Monetização youtuber e imposto de renda – Políticas do Programa google adsense 

Monetização adsense e imposto de renda – Políticas do Programa de parceria do youtube 

Monetização adsense e imposto de renda – Evitem problemas com as Políticas do youtube e com a Receita Federal 

Contabilidade para afiliados (hotmart, monetizze, eduzz e etc) 

_____________________________________________________________________________________________________ 

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los. 

Escritório Francel Menezes Contabilidade 

E-mail: [email protected] 

Instagram: @francelm_contabilidade 

Canal no youtube 

Site: http://www.menezescontabilidade.com.br 
 

Facebook: https://m.facebook.com/Francel.Menezes.Contabilidade/ 

Telefone (21) 2671-9155 

Compartilhar Postagem

Imagem do Autor Escritório Francel Menezes Contabilidade
Acessar Escrito por

Escritório Francel Menezes Contabilidade

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los. Escritório Francel Menezes Contabilidade Solicite nosso whatsapp por email. Atendemos a todo o Brasil. Telefone (21) 2671-9155